domingo, 13 de junho de 2010

Agradecemos o apoio de nossos professores

Comentários deixados pelo prof. Jean e profª. Vania. O apoio e reconhecimento do nosso movimento pelos nossos professores nos é muito importante!! Nossos sinceros agradecimentos!


Jean
Primeiramente, gostaria de parabenizar a todos os estudantes que têm se organizado coletivamente e mostrado à nossa comunidade acadêmica uma enorme maturidade social e política. Há, não tenho dúvida, muitos professores da nossa universidade que poderiam (e deveriam) aprender alguma coisa com vocês. Infelizmente, essa belíssima movimentação vem sendo desprezada por alguns de seus colegas, os quais entendem que reuniões e decisões em assembléia são estéreis e que, portanto, não serão eles a perder tempo com isso. É uma pena que haja quem pense dessa maneira, uma vez que isso revela uma ingenuidade política tamanha (muito provavelmente decorrente de um lamentável desconhecimento histórico) que nos frustra enquanto educadores e, acima de tudo, enquanto cidadãos e membros da mesma comunidade política. Tenho certeza de que, se em vez de se espernear, se desesperar, xingar e reclamar sozinhos, alguns desgostosos com a situação pudessem se organizar para fazer isso em conjunto, ao menos para sincronizar os movimentos das pernas e proferir os mesmos palavrões, seria muito mais proveitoso. Assembléias e reuniões são momentos de diálogo, de exposição de idéias (ao menos para aqueles que tem alguma para expor), de deliberação pública, de preocupação com o interesse geral e não meramente com a sujeira do próprio umbigo; e são, acima de tudo, foro privilegiado da comunhão de forças. Nesse sentido, a história do nosso país e de inúmeras outras nações tem muito a nos ensinar. Ensina a história que tudo é um processo e que nada acontece de um dia para o outro; que as mudanças significativas na esfera social só vêm a ser por conta do confronto e da partilha de ideias e ideais; que o caminho percorrido pela voz e pela palavra transpõe facilmente muros e fortalezas. Como faz bem ler alguma coisa de vez em quando! Quanto se descobre e se aprende! Novamente, parabéns a vocês que se organizam e discutem publicamente suas inquietações e suas propostas – e isso, vale ressaltar, independentemente do que venha ser deliberado pelo segmento que vocês representam. O que mais vale aqui, não só neste momento que vivemos, mas para toda a nossa vida futura, é a consciência da coletividade. É ela que, em última instância, cristaliza e alimenta o respeito pelo nosso semelhante. Creio que todos podem fazer parte disso.


Car@s,
Nós vivemos um momento dramático de nossas vidas. Os professores e funcionários padecem sob o jugo dos problemas financeiros advindos do não pagamento dos salários; e nós todos, professores, alunos e funcionários, tememos pelo futuro da instituição.
Nesta hora difícil, os momentos de maior alegria vêm justamente da participação ativa, da manifestação ruidosa e feliz, da solidariedade e do carinho que temos recebido dos nossos alunos.
É claro que estamos no mesmo barco e lutamos pela mesma causa. Entretanto, sabemos como no meio do caminho ocorrem confusões, jogos de interesses e difusão de falsidades.
Nesse sentido, a presença de vocês têm sido um bálsamo e um alento.
Reitero o quanto muitos colegas professores têm a aprender com vocês.
A todos, muito obrigada em meu nome e no dos meus colegas.
Um grande abraço,
Vânia Noeli

Nenhum comentário:

Postar um comentário