terça-feira, 8 de junho de 2010

Manifesto de apoio à greve dos professores e funcionários da Unicastelo

[Primeiro Manifesto lançado em 18/05/2010]

Nos últimos dias foi decretada a GREVE pelos professores e funcionários da Unicastelo, que se encontram em complicada e insustentável situação diante do NÃO PAGAMENTO de seus vencimentos do mês de abril, além de outros inúmeros direitos trabalhistas que vem sendo desrespeitados pela instituição [não pagamento de 1/3 de férias, 13° salário referentes à 2009, depósito de FGTS desde 2009, além do não pagamento de folha complementar que inclui orientação de estágio e atividades complementares].
Estamos diante de um atentado brutal aos direitos dos trabalhadores, de um total desrespeito aos professores, funcionários e estudantes, o que só nos revela o descaso e negligência com que esta instituição trata a educação!
O que vêm acontecendo é uma prática desonesta de apropriação da riqueza e das vantagens econômicas dos trabalhadores.
A conta da Unicastelo foi bloqueada devido a uma causa judicial, como é de praxi da patronal, eles não colocarão as mãos em seus LUCROS para pagar os funcionários.

É VERGONHOSO e INADMISSÍVEL TAL SITUAÇÃO!

Nós como estudantes temos o DEVER de apoiar ativamente e organizadamente os professores nesta luta tão importante e urgente, nos posicionando CONTRA A PRECARIZAÇÃO DO ENSINO, luta esta da qual somos peça chave, visto que pagamos nossas mensalidades, incluindo claro, alunos bolsistas, e portanto, é também nosso DIREITO, além de uma questão de ÉTICA, EXIGIR DA REITORIA, GESTORES E MANTENEDORES:

 - O IMEDIATO pagamento dos salários e débitos trabalhistas pendentes de professores e funcionários;


- PRESTAÇÃO DE CONTAS por parte da reitoria para sabermos onde está indo nosso dinheiro [visto que não está sendo usado para pagar professores e funcionários e tão pouco investido em melhorias à estrutura física e tecnológica da universidade];

- Condições adequadas para um ensino de qualidade como:

- MELHORIAS na infra-estrutura da universidade, compra de equipamentos, investimento em tecnologia, serviços, livros, materiais ,etc, que sejam pagos com OS LUCROS dos donos da UNICASTELO;

- GARANTIA de profissionais qualificados e bem remunerados na instituição;

Portanto, fazemos um chamado a todos os estudantes a se organizarem e reivindicarem o que é de nosso direito, lutando por uma universidade comprometida com o ensino e que respeite os trabalhadores!



PORQUE ESSA LUTA É NOSSA!



ASSINAM ESTA CARTA:

COMISSÃO PRÓ C.A DE PEDAGOGIA

C.A SERVIÇO SOCIAL

C.A HISTÓRIA

COLETIVO DOS ESTUDANTES DE PSICOLOGIA

COLETIVO DOS ESTUDANTES DE CIÊNCIAS EMPRESARIAIS

COLETIVO DOS ESTUDANTES DE GEOGRAFIA

COLETIVO DOS ESTUDANTES DE ANÁLISE DE SITEMAS

COLETIVO DOS ESTUDANTES DE FARMÁCIA

COLETIVO DOS ESTUDANTES DE LOGÍSTICA

ENESSO

PÃO E ROSAS

INTERSINDICAL

APEOESP SUBSEDE ITAQUERA

ESPAÇO CULTURAL HONÓRIO ARCECOLE

Um comentário:

  1. Car@s,
    Nós vivemos um momento dramático de nossas vidas. Os professores e funcionários padecem sob o jugo dos problemas financeiros advindos do não pagamento dos salários; e nós todos, professores, alunos e funcionários, tememos pelo futuro da instituição.
    Nesta hora difícil, os momentos de maior alegria vêm justamente da participação ativa, da manifestação ruidosa e feliz, da solidariedade e do carinho que temos recebido dos nossos alunos.
    É claro que estamos no mesmo barco e lutamos pela mesma causa. Entretanto, sabemos como no meio do caminho ocorrem confusões, jogos de interesses e difusão de falsidades.
    Nesse sentido, a presença de vocês têm sido um bálsamo e um alento.
    Reitero o quanto muitos colegas professores têm a aprender com vocês.
    A todos, muito obrigada em meu nome e no dos meus colegas.
    Um grande abraço,
    Vânia Noeli.

    ResponderExcluir